quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Atividades Desenvolvidas no Curso: Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis.

      Dentre todas as atividades desenvolvidas gostaria de destacar duas delas, as quais considero fanstástica, principalmente na hora de seu desenvolvimento.
       A primeira atividade que cito no momento é com o Software Dosvox.
       Este software tem um editor de texto que é o edivox, o qual nos permite inserir os alunos com deficiência visual nas atividades computacionais.
       É importante destacar que um programa do tipo Dosvox é de fundamental importância que nós enquanto educadores saibamos utilizar, assim poderemos mostrar para nossos alunos com necessidades que eles podem utilizar as tecnologias da mesma forma que um aluno dito normal utiliza. Pelo que observei, é possível um aumento significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas, ao ampliarmos a nossa educação, ou seja, modificar nossas práticas e envolver nossos alunos com deficiência em todo processo ensino-aprendizagem.

      Portanto, é necessário que tratemos nossos alunos com igualdade, pois é percebível que os alunos com necessidades educacionais especiais são limitados, ou melhor, nós o limitamos de forma excludente. Baseado na minha realidade posso afirmar o supracitado com segurança. Porém este curso tem aberto os meus olhos para a melhoria das nossas práticas, acredito fielmente que a Inclusão na Escola Municipal Nelito Fonsêca será de forma diferenciada do que acontecido agora.


Uma outra atividade que considerto importante destacar também neste espaço é a Carta Enigmática    
Adorei fazer esta atividade, melhor ainda quando apliquei com uma aluna da Escola, assim poderemos verificar o relatório da aplicação:


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível

Relatório da atividade do aluno usando Tecnologia Assistiva
  Professora: Juliana Gomes da Conceição
 A. Aluna:
    
       A aluna X tem 16 anos, está no 5º ano, tem dificuldade intelectual e, segundo a professora titular tem muita dificuldade de concentração e desenvolvimento de atividades que envolva raciocínio lógico.
   
     Como a aluna que escolhi apresenta dificuldade no desenvolvimento de atividades que envolva o raciocínio lógico, pautei a Carta Enigmática, para que a aluna poudesse desenvolver seu raciocínio através da atividade visual. A atividade foi apresentada à aluna no computador, embora a Sala de Recursos ainda não esteja totalmente instalada, temos um Laboratório de Informática onde podemos desenvolver este tipo de atividade.
      A Tecnologia Assistiva escolhida foi a Carta Enigmática como já havia citado anteriormente.
     Primeiro mostrei a Carta que foi desenvolvida por mim como uma das atividades do curso, após a explicação da atividade, a aluna não demonstrou muitas dúvidas, porém interpretou a carta do jeito dela, ou seja, sentiu-se a vontade e falou o que vinha a cabeça dela, o mais interessante é que não fugiu  da mensagem que eu gostaria de deixar na Carta Enigmática.
     A princípio ela perguntou o que é isso aí? E eu disse a ela, isso é uma carta, onde você vai analisar direitinho e dizer o que entendeu dessas imagens. Então ela leu em voz alta, do jeito dela, utilizando as palavras dela, interpretou não fugindo daquilo que havia proposto, em seguida ela escreveu com um pouco de dificuldade a mensagem sem o uso das imagens.
      Após a realização da atividade, observei que esta tecnologia despertou interesse e atenção da aluna, pois ela é uma aluna inquieta e na hora da atividade ela se manteve tranquila e envolvida. É válido destacar que foi gratificante aplicar esta atividade com a aluna X, que é uma aluna com dificuldade intelectual, porém ler com fluência.


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